Bis da EDV-Viana Trail na Serra “Onde Tudo Começou”

À semelhança do que havia acontecido no VIII Trail de Conímbriga Terras de Sicó, a EDV-Viana Trail voltou a bisar e venceu colectivamente as duas provas englobadas no UTSF—Ultra Trail Serra da Freita para efeitos dos Campeonatos Nacionais de Trail Ultra—Series 100 e Trail Ultra Endurance—Series 150. Com partida às 7h00 de Sábado, a prova de Elite—100k [6.100D+] foi dominada de fio a pavio pelo nosso capitão Ricardo Silva [1.º GM], vencendo com quase 1h de vantagem sobre a concorrência—sucedendo, assim, ao seu colega de equipa Jérôme Rodrigues, que havia vencido a prova em 2016. Duas semanas depois de ter participado no Campeonato do Mundo de Trail e de as coisas não lhe terem saído exactamente como ele queria, é bom ver o Ricardo de volta às grandes exibições.

Ultra Trail Serra da Freita 2017 – Ricardo Silva

Ultra Trail Serra da Freita 2017Declarações de Ricardo Silva na chegada à meta1º Lugar (13:42:12)1º Lugar no Escalão Senior Masculino

Publicado por Trail-Running.pt em Domingo, 25 de Junho de 2017

 

A papel químico do EGT—Estrela Grande Trail, Tiago Teixeira [5.ºGM; 2.ºSM] e Gabriel Meira [6.º GM; 4.º M40] foram decisivos para a vitória colectiva da EDV-Viana Trail. O Tiago exibiu uma consistência à prova de bala durante toda a prova, subindo lentamente na tabela ao longo do dia e terminando numa excelente 5.ª posição à Geral. O Gabriel chegou a andar na 2.ª posição a meio da prova, depois começou-se a ressentir de uma lesão antiga ao nível dos joelhos e ponderou desistir aos 78k. No entanto, fazendo jus à sua imagem de marca, o “Chaimite” cerrou os dentes e cortou a meta num heróico 6.º lugar à Geral. Com 3 atletas no Top6, a EDV-Viana Trail selou, assim, a sua 4ª vitória no Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance—3.ª Series 150.

À mesma hora, em partida conjunta com a prova de Elite, realizou-se a prova Ultra—65k [3.800D+] a contar para o Campeonato Nacional de Trail Ultra—Series 100. A Edv-Viana Trail acabou por levar a melhor e alcançou mais uma vitória importante para efeitos do Campeonato Nacional de Trail Ultra. Em evidência estiveram o infinito Vitor Cordeiro [2.ºGM; 1.ºM50], o lutador Vitor Correia [3.ºGM; 1.ºM40] e o rijo Abílio Mina [5.ºGM; 2.ºM40]. Com 3 atletas no Top5, a EDV-Viana Trail selou assim a sua 6.ª vitória no Campeonato Nacional de Trail Ultra—2.ª Series 100.

Importa dizer que estamos a meio de 2017 e, segundo os critérios de pontuação da ATRP, a EDV-Viana Trail já obteve o máximo número de pontos possíveis tanto no Campeonato de Trail Ultra (86pts) como no Campeonato de Trail Ultra Endurance (58pts). O melhor que podemos fazer agora é impedir que as outras equipas nos consigam igualar e nos vençam por via dos critérios de desempate.

Por fim, queremos deixar uma palavra de apreço a todos os elementos das equipas de apoio que se deslocaram à Serra da Freita para apoiarem os seus colegas de equipa. Ao todo, tivemos 11 atletas a correr e 10 a apoiar, divididos por 3 viaturas de apoio: duas nos 100k e uma nos 65k. Não há segredos. Há união.

Considerada a mãe de todas as provas do trail, o Ultra Trail Serra da Freita volta a desafiar os atletas com os seus trilhos rigorosos.Aqui fica um breve registo.

Publicado por Municipio de Arouca em Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

 

Partilha