Atletas da EDV-Viana Trail em destaque no Campeonato do Mundo de Trail

Tendo como palco o Parque Nacional da Floresta Casentinesi, em Badia Prataglia, Toscánia—Itália, disputou-se no passado Sábado o Campeonato do Mundo de Trail 2017 com a presença de 4 atletas da EDV-Viana Trail—seriam 5 não fosse a lesão que impediu Tiago Aires de viajar para Itália. A saber: Ricardo Silva, Hélio Fumo, Luís Duarte e Fernanda Verde. Apresentando um percurso mais curto e rolante (50k; 3.000D+) do que o do ano passado no Gêres, a prova começou muito rápida e os portugueses seguiam em bloco, todos fora do top40, à passagem pelo primeiro ponto de controlo aos 9k. A táctica ditava permanecer o mais possível em bloco até meio da prova, ponto a partir do qual começava a zona mais dura do percurso, onde tudo se iria resolver a nível individual e colectivo. Daí até à meta assistiu-se a uma recuperação extraordinária de Hélio Fumo, recuperando 24 lugares e terminado num brilhante 13.º lugar (4h43m06s), a menos de 2min do 9.º classificado. O Hélio foi assim o melhor português, seguido pelo também aurinegro Luís Duarte em 28.º lugar (4h57m20s) e Tiago Romão em 35.º (5h01m11s). De sublinhar ainda a prestação de Ricardo Silva: o nosso capitão passou mal no terceiro quarto da prova, recuperou na parte final e fechou logo a seguir ao Tiago em 39.º (5h06m28s). Com esta prestação, Portugal logrou um fantástico 6.º lugar colectivo no sector masculino, baixando apenas uma posição em relação ao último Campeonato do Mundo. Tal resultado é bastante positivo tendo em linha de conta as características da prova deste ano (que não beneficiavam a maioria dos atletas nacionais), algumas lesões que afectaram a Selecção Nacional e o facto de no ano passado termos jogado em casa.

Seleção Nacional 2017

Correr por uma equipa é diferente de correr em equipa.Espírito de grupo bem presente nos vários registos da equipa lusa.Parabéns Portugal! #prozistrailrunning #exceedyourself

Publicado por Prozis Trail Running em Terça-feira, 13 de Junho de 2017

 

O espanhol Luís Alberto Hernando fez jus ao favoritismo e revalidou o título em 4h23m31s, com os restantes lugares do pódio a pertencerem ao seu compatriota Cristofer Clemente (2.º em 4h24m31s) e o Francês Cedric Fleureton (3.º em 4h28m03s). A Espanha meteu 3 atletas no top5 e venceu à-vontade por equipas, relegando a França para a segunda posição e os USA para a terceira. Ver resultados completos aqui.

No sector feminino, Inês Marquês chegou a andar no top 30 a meio da prova e depois quebrou ligeiramente, perdendo algumas posições na segunda metade. Ainda assim foi a melhor portuguesa na 32.ª posição (5h54m56s), seguida de perto por Cristina Couceiro em 38.º (5h56m58s) e Ester Alves em 40.ª (5h58m44s). A “nossa” Fernanda foi a 6.ª atleta lusa a cortar a meta na 74.ª posição (6h42m43s), efectuando uma prova sofrida após se ter lesionado à passagem dos 20k. Com esta prestação, Portugal quedou-se pela 10.ª posição colectiva no sector feminino.

Selecção Nacional 2017

Obrigado nós pelo empenho e espírito de equipa.Parabéns Portugal!#prozistrailrunning #exceedyourself

Publicado por Prozis Trail Running em Terça-feira, 13 de Junho de 2017

 

A França não deu hipótese no sector feminino e venceu tanto a nível individual como colectivo, com 3 atletas no top5.  A francesa Adeline Roche (5h00m44s) venceu por 3 segundos a sua colega de equipa Amandina Ferrato (5h00m47) e a Italiana Silvia Rampazzo fechou o pódio em 5h11m07s.

 

OH MEU DEUS—100 Milhas

Como uma Fénix, José Faria renasceu das cinzas, preparou-se com afinco e obteve um brilhante 3.º lugar na prova mais longa do programa do OH MEU DEUS. «Uma prova dura mas gratificante! Entre trilhos técnicos e uns mais corríveis, a vista era brutal. É bom correr, melhor ainda quando temos a “best crew” a dar apoio e o amigo PedroBizarro Saúde E Bem-Estar na afinação», afirmou ele via facebook depois da prova.

 

TRAIL DE SANTO OVÍDIO—25k

Em Gondomar também se fez a festa em tons de Amarelo e Preto com a presença de 2 atletas da EDV-Viana Trail no pódio do Trail de Santo Ovídio. A saber: Tiago Teixeira [1.º GM] e Victor Correia [3.º GM; 1.º M45].

 

BRAGA GRANDE TRAIL

E fechamos esta crónica com os premiados Sérgio Ramos [3.º M40] e José Ponte [2.º M60] no Braga Grande Trail—15k e Zé Almeida [2.° M50] no Braga Grande Trail—27k.

Partilha