O Parque Natural del Cadi Moixeró recebeu mais uma edição do Salomon Ultra Pirineu®, com saída e chegada em Bagà. Esta prova é pontuável para as Skyrunner® World Series e apresenta um percurso com 110km de distância e um desnível positivo de 6.800m. Esta foi a décima edição o que lhe transmitia uma áurea especial.
Nada melhor que reunir um cartel de skyrunners ao mais alto nível capaz de rivalizar com as melhores provas do calendário mundial. Na linha de partida nomes como Cristopher Clemente, Dmitry Mityaev, Andreu Aymerich, Gerard Morales, Zaid Malek, Jordi Gamito e Jessed Hernandez entre outros. No sector feminino nomes como Ekaterina Mityaeva, Magdalena Laczak, Adriana Vargas e Yukari Hoshino entre outras. Todos estes atletas suportados por marcas internacionais, autênticos profissionais.
No sector masculino o vencedor foi o espanhol Jessed Hernandez com a especial particularidade de fechar um círculo, já que foi o vencedor da primeira e da décima edição. No sector feminino a vencedora, a russa Ekaterina Mityaeva.
A dificuldade desta prova pôde verificar-se no sentido em que os primeiros quatro atletas masculinos apontados, não puderam terminar e cruzar a linha de chegada.
A EDV-VIANA TRAIL não podia faltar a esta décima edição e fez-se representar por uma forte equipa liderada por um dos fundadores do clube, Gabriel Meira, o carismático Jèrôme Rodrigues e os competitivos Luís Duarte, Telmo Veloso, Pedro Rodrigues e André Carvalho no quadro masculino. O autêntico relógio-suíço Susana Simões marcou presença no quadro feminino.
A EDV-VIANA TRAIL no Salomon Ultra Pirineu® 2018
O início da prova foi às 06:00 locais, sem previsão de mau tempo ao contrário de outras provas recentes nos Pirinéus. Apesar de tudo, a hora não convidava a estar parado muito tempo. Os nossos atletas arrancaram em bom ritmo e, para poderem livrar-se do frio, nada como uma pequena encosta logo de entrada que os levariam de Bagà a 790m de altitude, até Niu a 2.519m em pouco mais de 13kms. A este ponto chegaram juntos 2 horas depois, Jèrôme Rodrigues e Luís Duarte integrados num 2º
pelotão nas posições 14º e 15º, com cerca de 10 minutos de atraso em relação aos 3 atletas que seguiam na frente. Por ordem chegaram Telmo Veloso (21º), Pedro Rodrigues (77º), Gabriel Meira (113º), Susana Simões (285º) e André Carvalho (286º). Como detalhe, neste ponto desistiu o nosso amigo Cristopher Clemente pelas consequências de uma queda, sem transportar mochila, mas sim um cinturão.
A forte descida seguinte que levou os atletas até Bellver (40 km) a 1.040m de altitude não permitia excessos. A nossa dupla da frente conseguiu escalar algumas posições aproximando-se dos dez primeiros lugares. Pela frente mais um obstáculo de monta: Chegar a Prat D’Aguiló (61 km) de novo acima dos 2.000m de altitude e imediatamente antes do 2º ponto mais alto da prova, a cerca de 2.400m. Neste posto de controle, já com um D+ 4.304m acumulados, chegaram o Luís Duarte (12º) e o Jèrôme (13º). Seguiam-se o Telmo (24º), Pedro
(74º), Gabriel Meira (86º), Susana Simões (236º) e André Carvalho (293º). Neste ponto intermédio podemos considerar como excelente a prova dos nossos atletas, já que todos conseguiram melhorar a sua posição.
O posto de abastecimento seguinte em Gósol (74km) coincidia com o que nós denominamos a “Base de Vida”. Neste ponto gerou-se alguma controvérsia sempre à volta do material obrigatório. A organização do Salomon Ultra Pirineu® é muito cuidadosa com esta questão já que faleceu um concorrente em edições passadas. Assim, obriga a que todos os atletas estejam em condições de apresentar a totalidade de material obrigatório, a partir das 18:00 do dia da prova. Se não o levavam até à “Base de Vida” em Gósol (74km) teriam de o incluir a partir daí. Assim, uma mochila com 1,5 kg de material podia facilmente converter-se numa de 3 – 4 kg ou até mais. Todos os atletas? Não!
A organização permitiu que os atletas da frente, dotados de equipas de apoio, lhes transportassem o restante material obrigatório até à linha de meta. Esta diferença de peso, aliada aos elevados ritmos em prova, teve como consequência a perda de algumas posições e um acréscimo significativo de abandonos em todo o pelotão.
No posto seguinte Estasen (82 km) onde se podia proceder à retirada de atletas, ficaram o Jèrôme Rodrigues e o André Carvalho.
O regresso a Bagà ao fim de 110 km pudemos receber com enorme alegria o Luís Duarte na 10ª posição da geral. Este resultado é ainda reforçado pelas condicionantes indicadas, mas é de reconhecer que a mítica força deste atleta permite considerar que mais 5 kg ou menos 5 kg é tudo igual. O Telmo Veloso perdeu algumas posições e terminou num 30º lugar que soube a pouco. Pedro Rodrigues na posição 53ª e Gabriel Meira na posição 65ª, puderam observar as desistências a partir da “Base de Vida”. A Susana Simões num espantoso 197º lugar, entre 574 atletas que terminaram a prova. Desistiram 342 atletas.
Conclusão
Mais uma deslocação aos Pirinéus por parte da EDV-VIANA TRAIL de onde regressámos com orgulho nas nossas cores e nos nossos atletas, tendo mais uma vez levantado bem alto as cores portuguesas entre a elite do Skyrunning. A prova não previa classificações por equipas. No entanto, não podemos deixar de ressalvar o virtual 1º lugar por equipas, fruto das posições do Luís Duarte (10º), Telmo Veloso (30º) e Pedro Rodrigues (53º). Não pudemos subir ao mais alto lugar do pódio já que não havia pódio, mas fica a curiosidade.
Tabela de Classificações
10º Luís Duarte (9º Escalão M Seniores 0-39)
30º Telmo Veloso (7º Escalão M Veteranos 40-49)
53º Pedro Rodrigues (36º Escalão M Seniores 0-39)
65º Gabriel Meira (18º Escalão M Veteranos 40-49)
197º Susana Simões (19º Feminina, 7º Escalão F Veteranas 40-49)
DNF Jèrôme Rodrigues
DNF André Carvalho
Outras provas e outros atletas da EDV-VIANA TRAIL
Durante o fim de semana de 29 a 30 de Setembro, outros atletas da EDV-VIANA TRAIL estiveram presentes em diversas provas. Deixamos aqui um breve resumo.
Trilhos do Sousa 17 Km
O Victor Correia participou nesta prova para a qual foi convidado como padrinho, o que muito nos honra. Teve oportunidade de percorrer os trilhos que tão bem conhece e onde habitualmente treina, espalhando classe e simpatia.
6º Lugar da geral
2º do seu Escalão
Tempo de 01:27:01
Trail del Galiñeiro, Gondomar, Espanha 22 km D+980
Por terras galegas esteve o Abílio Mina a percorrer os trilhos da Serra do Galiñeiro, prova integrada no circuito Galicia Máxica Trail. Sem qualquer objectivo competitivo, esta presença enquadra-se na sua preparação para o seu breve regresso competitivo aos trilhos.
51º Lugar da geral
22º do seu Escalão
Tempo de 03:00:07
Vadia Extreme Trail 20 km
O Ivan Silva continua a manter o excelente hábito de chegar entre os 10 primeiros. Para isso viajou até Oliveira de Azeméis para disputar o Vadia Extreme Trail na sua vertente de 20 km. Esperamos continuar a celebrar em conjunto este bom hábito do Ivan.
9º Lugar da geral
5º do Escalão M Seniores
Tempo de 02:37:59
BTT 3 Cumes – Barcelos – 45 km
A preparação de um atleta de Trail tem de contemplar diversas disciplinas. O ciclismo na sua vertente de estrada ou BTT, é uma das melhores escolhas que o Nuno Ribeiro poderia ter feito já que alia o treino específico ao treino de resistência.
91º Lugar da geral (893 no total)
Tempo de 02:55:11