EDV-Viana Trail vence na Madeira e está mais perto de revalidar o título de Campeões Nacionais de Trail Ultra

UTPCN

A EDV-Viana Trail deslocou-se pelo segundo ano consecutivo à Madeira com vista a participar no UTPCN—Ultra Trail Porto da Cruz Natura (45K, 2.700D+), a contar para o Prozis Campeonato Nacional de Trail Ultra. Com passagem pelas icónicas subidas da Penha D’Águia, Poiso e “Lombinho”, a prova principal ficou marcada pela competitividade, tanto a nível individual como colectiva. Tratou-se de uma das provas mais competitivas de que temos memória. André Rodrigues, Carlos Sá e Ricardo Silva encontravam-se separados por apenas 30s a 4k da meta—e tudo apontava para um final épico. Assim foi: tirando partido do seu ponto forte (i.e. técnica de descida), o André “atirou-se monte abaixo”—palavras do Carlos Sá—e venceu com minuto e meio de vantagem sobre este e 3 minutos sobre o vencedor do ano passado, o nosso capitão Ricardo Silva. É assim que devia ser sempre: os melhores a correrem contra os melhores.

A nível colectivo, a equipa Dr. Merino / 4 moove esteve na liderança até aos momentos finais da prova, altura em que o atleta aurinegro Tiago Teixeira ganhou 2 lugares—relembro que em 2016 foi ele que carimbou a vitória no Campeonato Nacional de Trail Ultra—e fechou a equipa em 12.º lugar, fazendo com que a EDV-Viana Trail vencesse por 1 ponto. Destaque ainda para a brilhante prestação do Jérôme Rodrigues [4.º GM] numa disciplina que não é de todo a sua praia, e para os pódios de Victor Correia [1.º M45], Vitor Cordeiro [1.º M50] e Fernanda Verde [3.ª GF / 1.ª F40].

 

TRAIL DAS AZENHAS

Neste mesmo fim-de-semana disputou-se igualmente o Trail das Azenhas. Em recuperação de lesão sofrida no UTSF, Gabriel Meira deu boas indicações ao subir ao pódio ao vencer o seu escalão [1.º M40 / 4.º GM] na prova longa—30k. Já na vertente feminina, saliente-se a prestação da nossa associada Rosa Silva [1.ª F50] na prova curta—15k.

Partilha