Fim-de-semana recheado de sucessos entre Miranda do Corvo e Valongo

4 pódios individuais e 2 pódios colectivos são o resultado de mais um fim-de-semana recheado de sucessos para as cores da EDV-Viana Trail. Com a realização de duas provas de referência do panorama nacional, fizemo-nos representar em Miranda do Corvo (no Ultra Trail Aldeias do Xisto) e em Valongo (nos Trilhos do Paleozóico).

UTAX
Designada pela ATRP enquanto “Taça de Portugal Trail Ultra Endurance”, o UTAX (110k, 6.000D+) reuniu um grupo de atletas de grande valia. Entre estes encontravam-se os atletas da EDV-Viana Trail Ricardo Silva, Jérôme Rodrigues e Rui Seixo. Infelizmente, nenhum dos três puderam contribuir para o sucesso da equipa. O primeiro havia-se lesionado no fim-de-semana anterior e nem sequer alinhou à partida por precaução. O segundo alinhou, mas ressentiu-se de um problema (que o vinha a afectar desde a sua vitória no Ultra Trail Terras de Sicó) e acabou por desistir nas primeiras horas de prova. O terceiro partiu com sintomas de febre e diarreia, e também abandonou nas primeiras horas de prova. Pese embora as contrariedades atrás referidas, a nossa equipa é muito mais do que a soma das suas partes e conseguiu terminar com 3 atletas no top10. Com a contribuição de Pedro Rodrigues (4.º), Jorge Rocha (8.º) e José Faria (9.º), a EDV-Viana Trail venceu a classificação colectiva e logrou assim trazer para Viana do Castelo a primeira Taça de Portugal Trail Ultra Endurance. É nossa!

Na sua estreia em provas de Endurance, Fernanda Verde esteve ao mais alto nível e sagrou-se Vice-Campeã da Taça de Portugal Trail Ultra Endurance. Gerindo a prova de forma inteligente, a atleta vianense mostrou-se muito consistente durante toda a prova. Passando incólume pela noite cerrada e molhada da Serra da Lousã, a nossa campeã conseguiu efectuar a segunda metade ao mesmo ritmo da primeira e perdeu apenas para a extraordinária Sofia Roquete. Importa sublinhar que a Sofia havia vencido em 2015, tendo assim revalidado o seu título. Quase dá gosto perder para atletas desta categoria.

2

Em destaque estiveram também Gabriel Meira e José Domingos, ambos logrando pódio nas suas respectivas categorias. O primeiro foi igual a si próprio: fez uma prova muito regular e alcançou o 2.º lugar no escalão M40. O segundo fez praticamente toda a prova na companhia da Fernanda Verde, ajudando-a a passar a noite, fechando o pódio num excelente 3.º lugar no escalão M50. Amândio Freitas, na sua estreia no UTAX, exibiu-se igualmente a bom nível e ficou na 27.ª posição à geral.

3

PRÉMIOS ATRP 2015
Tomando partido da realização da Taça de Portugal Trail Ultra Endurance, a ATRP—Associação de Trail Running de Portugal decidiu realizar, no dia seguinte, em Miranda do Corvo, a Cerimónia de Entrega de Troféus referentes à última época. Nesta Cerimonia vimos as cores aurinegras subirem 9 vezes ao pódio. Na vertente relativa ao Campeonato Nacional de Trail Ultra, foram premiados Ricardo Silva (Campeão Nacional), Jérôme Rodrigues (Vice-Campeão), Gabriel Meira (2.º M40), Artur Matos (2.º M45) e a EDV-Viana Trail enquanto equipa Campeã Nacional de Trail Ultra 2015. Na vertente relativa ao Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, foram premiados Jérôme Rodrigues (Campeão Nacional), Ricardo Silva (3.º Geral), Gabriel Meira (Campeão Nacional M40) e novamente a EDV-Viana Trail enquanto equipa Campeã Nacional de Trail Ultra Endurance 2015.

4

PALEOZÓICO
No dia seguinte ao UTAX disputaram-se os já míticos Trilhos do Paleozóico, com o seu famoso elevador. Ou será eleva-a-dor? Tiago Teixeira, o benjamim da equipa, voltou a demonstrar o seu valor ao alcançar um brilhante 2.º lugar à Geral na prova rainha. Perdeu apenas para Tiago Aires, o atleta oriundo da Orientação que tem dado que falar no arranque do Campeonato Nacional de Trail, com duas vitórias nas duas primeiras provas do ano. Como não poderia deixar de ser, ao pódio do Tiago juntou-se a vitória colectiva da EDV-Viana Trail com o contributo de Diogo Lopes (8.º) e Pedro Caldas (15.º).

5

Partilha

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *