Rescaldo – Março Aurinegro

Fafe Trail Run

A contar para o Circuito Nacional de Trail, no início de Março disputou-se o Fafe Trail Run – 38k. A recuperar de longa paragem, devido a queda e consequente fractura da mão direita, Paulo Mesquita, que na altura seguia em 8.º GM, desistiu aos 23kms, em virtude do agravamento de uma lesão no pé. Rápida recuperação, Paulinho! André Príncipe terminou em 107.º GM e Pedro Lopes em 142.º GM.

 

I Trail Alto do Picoto

Em fim de semana de paragem dos Circuitos Nacionais de Trail Ultra e Ultra Endurance, alguns atletas optaram por rumar a Cerveira com vista a participar no I Trail Alto do Picoto, prova que utiliza parte dos trilhos do nosso Ultra Trail de Cerveira. Paulo Fonseca não deu hipótese à concorrência, venceu a prova longa – 28k e fez jus ao seu bom momento de forma. Rui “Leão” Seixo, aos poucos a recuperar a forma de outrora, foi 2.º SM [4.º GM] na prova curta – 18k. Em grande destaque esteve igualmente Patrícia Palma, que fez o primeiro pódio da sua carreira desportiva.

 

CAMPIONAT DE COPA BALEAR DE CXM

O casal mais mediático e competitivo do Trail Nacional, Telmo Veloso e Susana Simões, deslocaram-se este fim-de-semana às Ilhas Baleares, Maiorca, para participarem no Lloseta EXTREM  – CAMPIONAT DE COPA BALEAR DE CXM  – 30k, onde ambos obtiveram excelentes resultados. Destaque para a segunda posição [2.ª F45] da Susana no seu escalão.

 

Trail Adventure Muiños do Folón – Advanced

Estível Martínez continua a saga de bons resultados em Espanha. Depois de ter participado, na semana passada, no Trail do Castelo – Quiroga Trail Challenge  – Ultra Kissthemountain – 64kms, este fim-de-semana disputou o Trail Adventure Muiños do Folón – Advanced 21kms, no qual se classificou em 2.º à Geral.

 

Taça de Portugal de Ultra Trail

Desfalcados de grande parte dos nossos principais atletas, nomeadamente por motivos de lesão, não nos conseguimos imiscuir na luta pela vitória colectiva na Taça de Portugal de Trail Ultra. No entanto, uma vez que a competição não é tudo,  a EDV-Viana esteve ainda assim muito bem representada em Proença-à-Nova. Destaque para Telmo Veloso [8.º GM; 2.º F40], Pedro Rodrigues [15.º GM], Estivel Martínez [26.º GM], Susana Simões [2.ª F45], Zé Filipe Proença [3.º M55] e Márcio Cunha [2.º Sub-23]. Na prova curta – 26kms, Paulo Fonseca subiu ao pódio enquanto 2.º M40.

 

Louzan 1000

Com um desnível positivo de 1000m, o Km Vertical da Lousã contou com a participação vários atletas da EDV-Viana Trail, entre os quais alguns residentes na zona. O resultado saldou-se pela 3.ª posição colectiva e a colocação de 2 atletas no top10. A saber: Luís Duarte [5.º GM; 3.º SM], Pedro Rodrigues [9.º GM] e André Carvalho [45.º GM].

 

Trilhos do Paleozóico

Alcançando o 3.º lugar por equipas, o destaque individual dos Trilhos do Paleozóico – 48k vai para José Ponte[1.º M60], com mais uma vitória no seu escalão. Destaque ainda para Victor Correia [18.º GM], Pedro Caldas [29.º GM], Sergio Miguel Ramos [50.º GM] e Stephane Salomé Simões [61.º GM].

 

Carrera Alto Sil

A EDV-Viana Trail deslocou-se a Páramo Del Sil, em El Bierzo, Espanha, com vista a participar na Carrera Alto Sil, que este ano assinalou um década de existência. Para comemorar, foi criado o Gran Premio Prozis – 42kms, para além da tradicional Berg Outdoor Carrera Alto Sil – 30kms. Para além dos Portugueses, vários atletas de renome Internacional marcaram presença, entre eles: Jim Walmsley, Elov Olsson, Cody Reed e Zaid Ait Malek. Ambas as provas realizaram-se sob forte queda de neve, temperaturas negativas e com condições meteorológicas bastante adversas. No Gran Premio Prozis, Luis Duarte foi o melhor Português [10.º GM], seguido de Vitor Cordeiro [17.º GM; 1.º M50] e Paulo Fonseca [41.º GM]. Colectivamente, a EDV-Viana Trail ficou em 2.º lugar, apenas superada pela americana Ockelbo SK/Scott. Na Carrera Alto Sil, o destaque vai todo para Paulo Mesquita [14.º GM].

 

IV Trail de Esposende

A jogar perto de casa, muitos foram os atletas que deram um saltinho a Esposende com vista a disputarem o IV Trail de Esposende. No Trail Longo, a EDV-Viana Trail alcançou o lugar mais baixo do pódio graças ao contributo de Diogo Lopes [4.º GM; 1.º SM], Gabriel Meira [10.º GM; 1.º M40] e Duarte Nuno Oliveira-Zahir [45.º GM]. De sublinhar ainda as prestações de Rosa Silva [1.ª M50] e Célia Azevedo [2.ª F40].

 

Compressport Ultra Trail do Marão

Disputada debaixo de neve e temperaturas negativas, muito defendem que o Compressport Ultra Trail do Marão – 105kms |6.400D+ foi a prova mais dura (em termos de condições climatéricas) disputada até à data em Portugal. Posto isto, saudemos os heróis que superaram o desafio e sobreviveram para contarem a história. A saber: Lino Abel Luz [27.º GM] e José Faria [35.º GM].  No Ultra – 55kms | 3.200D+ classificaram-se 4 atletas: Eloí Malheiro [38.ºGM], Emídio Correia [44.ºGM], Rodolfo Brito da Silva [121.º GM]  e Tomé Pinto [205.º].

 

Trail Terras do Lidador by Night

Resultados: Trail–20kms: Estivel Martínez [3.º GM; 2.º SM] e Vitor Gonçalves [25.º GM]. Mini-Trail–12kms: Zé Filipe Proença [1.º M50].

 

V Trail Isabelinha

Resultados: Trail–20kms: Mário Rdgo [5.º GM].

por: Rodolfo Brito da Silva

Partilha