Jérôme Rodrigues—ainda a recuperar do seu brilhante 4.º lugar à Geral nos Trilhos dos Abutres—decidiu jogar em casa e disputou o Trail de Santa Luzia

O mês de Fevereiro para preparar o UTAX!

Uma semana após os duríssimos Trilhos dos Abutres, muitos foram os atletas da EDV-Viana Trail que voltaram à competição no passado fim-de-semana. Enquanto uns fizeram-no em treino, outros houve que puxaram dos galões e obtiveram resultados honrosos para as cores aurinegras. Destes destacamos as performances de José Faria, Tiago Teixeira, Fernanda Verde e Jérôme Rodrigues.

 José Faria marcou presença no Circuito Território do Centro e obteve um excelente 3.º lugar à Geral na etapa de Vila Velha de Ródão, sendo apenas batido por Milton Gonçalves e Luís Mota—uma das lendas do Trail Nacional. Tendo em conta os seus últimos resultados, tudo indica que o José está finalmente e totalmente recuperado das lesões que o apoquentaram no passado—e que poderemos contar com ele para os desafios que se avizinham a nível colectivo.

Por sua vez, Tiago Teixeira disputou o Trail de Santa Iria na distância de 37km. Embora se tratasse de uma prova mais “corrível”—características que não o beneficiam particularmente—, o Tiago logrou ainda assim o 4.º lugar à Geral e 3.º no escalão Sénior Masculino. Apesar de ser um dos benjamins da equipa, o Tiago tem vindo a demostrar, durante a sua ainda curta passagem pela EDV-Viana Trail, que já é um dos atletas mais regulares da nossa equipa. «É como o aço», como se costuma dizer.

Jérôme Rodrigues—ainda a recuperar do seu brilhante 4.º lugar à Geral nos Trilhos dos Abutres—decidiu jogar em casa e disputou o Trail de Santa Luzia. Percorrendo trilhos que o atleta barcelense conhece bem, já que aí treina regularmente, o actual Campeão Nacional de Trail Endurance fez a prova toda à frente da mesma, dividindo as despesas com Amândio Antunes. Este duo depressa de destacou dos demais e, sem a pressão de um adversário que os pudesse surpreender vindo de trás, ambos decidiram cortar a meta ex-aequo, na primeira posição, num bonito gesto de desportivismo.

Também a jogar em casa, Fernanda Verde venceu a prova mais longa do cardápio do Trail de Santa Luzia. Segundo as palavras da própria, a atleta do EDV-Viana Trail fez um “maravilhoso treino longo”, gerindo a prova de forma inteligente de maneria a não se desgastar desnecessariamente após o seu excelente 3.º lugar nos Trilhos dos Abutres. São exemplos como a Fernanda que trazem as mulheres para o Trail.

 

 Jérôme Rodrigues não pára: Trilhos dos Abutres, Trail de Santa Luzia e Santo Tirso Ultra-Trail (STUT). Com o STUT já vai em 3 provas em 3 fins-de-semana consecutivos. Segundo palavras do próprio, o STUT deste ano foi “uma mistura de Trilhos dos Abutres e Hard Trail da Padela”. Disputado sob condições climatéricas instáveis, os atletas da Ultra (50k) apanharam chuva, granizo e sol. O atleta da EDV-Viana Trail andou sempre na luta pelo pódio, acabando em 4.º lugar da Geral (3.º SM) a menos de 3 minutos do 2.º classificado—o campeoníssimo Armando Teixeira. Vencendo com mais de 13 minutos de vantagem, a prova foi totalmente dominada por Nuno Silva. O atleta da Desnível Positivo venceu destacado e Diogo Fernandes fechou o pódio. Especialista em provas de Endurance, Jérôme repete o resultado dos Trilhos dos Abutres e confirma a sua evolução em provas de Trail Ultra.

A EDV-Viana Trail alcançou a 2ª posição a nível colectivo. Jérôme Rodrigues, Gabriel Meira e Diogo Lopes foram os atletas que contribuíram para a classificação da equipa. O Gabriel ficou imediatamente a seguir ao Jérôme (5.º lugar da Geral) e conquistou um brilhante 2.º lugar no escalão M40. Mostrando-se muito consistente ao longo da prova, como é seu timbre, o “chaimite” fez uma prova de trás para a frente e confirma assim a sua subida de forma após padecer de alguns problemas físicos.

 Quanto ao Diogo, este continua a progredir longe dos olhares dos mais desatentos, classificando-se numa honrosa 15ª posição à Geral. A capacidade física existe. Bastar-lhe-á pois ganhar mais experiência e aprimorar a sua técnica. É um diamante em bruto!

 

Com o pensamento no UTAX, a disputar no próximo dia 19 de Março, Pedro Rodrigues e Rui Seixo optaram por participar no Poiares Trail. A contar para o Campeonato Nacional de Trail, Pedro Rodrigues, a jogar em casa, alcançou um satisfatório 8.º lugar à Geral.

Rui Seixo também esteve a bom nível, ficando a escassos 5 minutos do seu colega de equipa. Sem dúvida um bom teste com vista à Taça de Portugal de Trail Ultra Endurance.

Partilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *