EDV-Viana Trail sagra-se Tetra-Campeã Nacional de Trail Ultra

A EDV-Viana Trail venceu o GTSA—Grande Trail Serra D’Arga [53k, 3.000D+] e sagra-se Campeã Nacional de Trail Ultra pelo quarto ano consecutivo: 2014, 2015, 2016 e 2017. Uma vez que o GTSA serviu de palco à disputa da Taça de Portugal de Trail Ultra, somos igualmente vencedores da Taça. Por temo-la vencido em casa, neste que foi o campeonato mais disputado de sempre, esta dobradinha tem, sem dúvida, um sabor especial. Uma palavra, pois, para as equipas que lutaram directamente connosco até ao fim: Dr. Merino/4moove e Satecnosol Outdoor. Foram elas que valorizaram a nossa vitória.

Quanto à prova em si, Hélio Fumo [3.ºGM], Jérôme Rodrigues [5.ºGM] e Tiago Aires [7.ºGM] foram os heróis do dia, concluindo a prova no Top10. O primeiro fez a prova de trás para a frente, como é seu timbre, recuperando bastante tempo na segunda metade da prova; o segundo foi de uma consistência assinalável, tendo andado sempre entre o 5.º e o 6.º lugar; o terceiro, conhecedor das suas limitações decorrentes de uma lesão recente, fez uma prova extremamente cautelosa no sentido de garantir que chegaria ao fim num lugar que lhe permitisse ajudar a equipa. Ainda na vertente masculina, destaque para Victor Cordeiro [1.ºM50]. Embora quebrando bastante na segunda metade da prova, conseguiu ainda assim vencer o seu escalão etário.

Na vertente feminina, Fernanda Verde [1.ª GF] deu-nos mais uma grande alegria. Embora aos olhos de muitos não fosse a principal candidata, a verdade é que venceu e convenceu. Conhecendo o percurso como ninguém, geriu a prova de forma inteligente e atacou onde tinha de atacar. Uma vez que o vencedor individual da Taça de Portugal apura-se automaticamente para o Campeonato do Mundo de 2018, a Fernanda ganhou assim o passaporte com vista a representar, novamente, a Selecção Nacional de Trail no Mundial do próximo ano.

No TLSD—Trail Longo Serra D’Arga [33k], disputado no dia seguinte, Domingo, tivemos mais uma mulher aurinegra a brilhar. Carla Sousa [1.ª GF] não deu hipóteses à concorrência e venceu com cerca de 20 min de avanço em relação à segunda classificada. José Ponte [3.º M60], por seu lado, participou no TCSD—Trail Curto Serra D’Arga [14k] e subiu ao lugar mais baixo do pódio do seu escalão.

Grande Trail Serra D´Arga 2017_Recap

Isto é Arga, é paixão pelo Trail, pela aventura, pelo espírito de superação, partilha, amizade…….Obrigado a todos que tornaram tudo isto possível!

Publicado por Grande Trail Serra D'Arga em Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Agradecimentos:

Aos nossos super-atletas, que compõem esta enorme Equipa e que tornaram este sonho realidade. São fantásticos!

À Câmara Municipal de Viana do Castelo e, em particular, ao Vereador Vítor Lemos, por todo o apoio e carinho com que têm tratado esta equipa. O vosso apoio e ajuda são fundamentais para o sucesso do nosso projecto.

À Prozis Trail Running, por acreditar em nós e por nos continuar a apoiar, ano após ano.

À EDV-Escola Desportiva de Viana por abraçar o Trail Running.

A todos os nossos patrocinadores, que são o motor desta equipa.

Partilha