EDV-Viana Trail e Luís Duarte vencem Taça de Portugal de Trail Ultra Endurance

A EDV-Viana Trail venceu colectivamente o UTAX—Ultra Trail Aldeias do Xisto [110k; 5.300D+] e levou para casa a Taça de Portugal de Trail Ultra Endurance pelo terceiro ano consecutivo. Luís Duarte repetiu a vitória do ano transacto e faz a dobrinhada, juntando a vitória individual à vitória colectiva.

Luís Duarte, vencedor da Taça U. Endurance 2017

Luís Duarte da equipa Edv-Viana Trail, é o Vencedor da Taça de Portugal de Ultra Endurance 2017, com o tempo de 12:41:58 nos 110km do UTAX, AXtrail®series.Luís já apurado para a Seleção de Portugal de Trail por ter sido um dos três melhores atletas no último Campeonato do Mundo, faz com que o segundo classificado no UTAX – Bruno Coelho, também se qualifique para representar Portugal.A Associação de Trail Running de Portugal gostaria de felicitar os atletas por mais esta fantástica prestação.ProzisProzis Trail RunningVisit Madeira #MadeiraOcensTrailFotografias: Miro Cerqueira – Photography Fotos do Zé AXtrail®series

Publicado por Associação de Trail Running de Portugal em Terça-feira, 24 de Outubro de 2017

 

A EDV-Viana Trail apresentou-se na máxima força e assumiu as despesas da corrida desde o tiro de partida. Luís Duarte, Ricardo Silva, Jérôme Rodrigues, Tiago Aires e Pedro Rodrigues marcavam o ritmo na cabeça do pelotão quando os dois primeiros se perderam por volta do k27, tendo seguido em frente numa zona de estradão mal sinalizada. Aliás, os problemas com as marcações persistiram e Pedro Rodrigues também se perdeu alguns kms mais à frente. Felizmente, o Luís e o Ricardo reencontram rapidamente trilho e perderam apenas alguns minutos. O mesmo não aconteceu com o Pedro, que andou vários kms perdido e acabou por desistir. À passagem pelo k70, Tiago Aires, que seguia na liderança, também desistiu—pelo que a frente da prova estava agora reduzida ao trio constituído pelo Luís, Ricardo e Jérôme. O momento decisivo da prova ocorreu pouco depois: o Ricardo chegou ao abastecimento dos 80km, a apenas 4 minutos do Luís mas em péssimas condições físicas. O nosso capitão queixava-se de dores abdominais e o Jérôme, que seguia em 3.º, a 11 minutos do Ricardo, encontrou-o debilitado no abastecimento e decidiu esperar por ele. Vendo o Jérôme à sua espera, o Ricardo reconsiderou a desistência e resolveu seguir com o seu colega de equipa—e em boa hora o fez. Ambos seguiram caminho, o Ricardo recuperou fisicamente e os dois acabaram por perder apenas um lugar, cortando a meta na quarta [Ricardo] e quinta [Jérôme] posições.

Com este 4.º lugar, Ricardo Silva sagrou-se assim Campeão Nacional de Trail Ultra Endurance, tornando-se no primeiro atleta da história do Trail Nacional a vencer os Campeonatos de Trail Ultra [2015] e TRail Ultra Endurance [2017].

Destaque ainda para a fabulosa prestação de José Faria [6.º GM], que mais uma vez voltou a demonstrar que tem o gene da Endurance e que o UTAX é a sua praia. Relembramos que este é o seu 3.º Top10 na prova rainha. Carla Sousa vingou a desistência da sua colega de equipa Fernanda Verde à passagem dos 25k, fez uma prova irrepreensível e foi a 2.º mulher a cortar a meta ao fim de 16h33. Susana Simões [1ª F45] e Vitor Cordeiro [2.º M50] estão igualmente de parabéns. De referir que o último andou mais de 12k perdido e, ainda assim, esteve às portas de vencer o seu escalão.

Trail Vale do Mouro—Monção

Referência ainda para os resultados obtidos no Trail Vale do Mouro. Trail Longo: 3.º Lugar por equipas; Gabriel Meira [5.ºGM; 1.ºM40]. Trail Curto: Célia Azevedo [3.ª M40].

Afife Trail Running

A jogar em casa, José Domingos [1.ºM50] e Rosa Nogueira [2.ºF50] participaram no Trail Longo de Afife e arrebataram o pódio nos seus respectivos escalões.

Partilha