13º Troféu – Troféu Nacional de Clubes Skyrunning®

A conquista do Troféu Nacional de Clubes de Skyrunning® 2018 organizado pela FCMP (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal), consiste no 13º Troféu Nacional conseguido pela EDV-VIANA TRAIL, desde que iniciou a disputa dos Campeonatos Nacionais de Trail a partir de 2014.

A todos os atletas que contribuíram para a conquista deste importante Troféu, assim como a todos os que contribuíram para os resultados obtidos desde 2014, o nosso mais profundo obrigado e admiração. Igualmente o nosso muito obrigado a todos os familiares e amigos que nos acompanharam nesta odisseia, tal como a todos os patrocinadores sem os quais estas vitórias não teriam sido possíveis.

 

Juntos somos mais fortes

 

A EDV-VIANA TRAIL tomou a decisão desportiva de orientar a partir do início de 2018, os seus esforços coletivos e individuais, na disputa dos campeonatos de Skyrunning®, tutelados pela FCMP. Deixou de lado, de forma temporária, a disputa em exclusivo dos campeonatos de Trail tutelados pela ATRP (Associação de Trail Running de Portugal). Esta decisão veio a confirmar-se como plenamente acertada já que a equipa veio a transitar para esta nova realidade, de forma tranquila, mas serena. Segura das suas capacidades e impulsionada pelos valores de união e companheirismo, naturalmente veio a vencer o troféu mais importante em disputa: Troféu Nacional de Clubes de Skyrunning®

Chegados a este ponto em que podemos celebrar a conquista deste importante Troféu, convém descrever o seu enquadramento e a importância que representa para a EDV-VIANA TRAIL.

Universo de provas de Skyrunning®

 O Skyrunning® é tutelado internacionalmente pela ISF (International Skyrunning Federation) e foi fundada em 1992 pelo italiano Marino Giacometti. Inicialmente apenas agregava provas disputadas a uma altitude superior a 2.000 m seguindo o princípio de possibilitar aos atletas alcançarem o cume mais alto possível a partir das localidades próximas e regressar.

No Skyrunning o objectivo é alcançar os picos mais altos e regressar em segurança

Não sendo possível encontrar este tipo de altitudes em Portugal, a FCMP que aderiu à International Skyrunning Ferederation a partir de 2013, tentou dar continuidade ao espírito Skyrunning® seleccionando provas onde o running se encontra com o alpinismo, onde facilmente se encontram desníveis com 30% de inclinação e descidas de elevado índice técnico. Tradicionalmente essas provas tiveram o seu terreno de eleição na ilha da Madeira, onde um clube daí oriundo, invariavelmente e até 2018, venceu o Troféu Nacional de Clubes.

 

EDV-VIANA TRAIL conquista o seu 13º Troféu Coletivo Nacional

A vitória obtida no Troféu Nacional de Clubes e, consequente conquista do seu 13º Troféu Coletivo, foi conseguida através da concentração de esforços nas provas de larga quilometragem onde a equipa apresenta maior experiência. Essa tradição vem do Campeonato Nacional de Trail, onde a EDV-VIANA TRAIL conquistou todos os campeonatos de Ultra Trail e Ultra Trail Endurance organizados pela ATRP.

Troféus nacionais conquistados pela EDV-VIANA TRAIL até 2018

No âmbito do Skyrunning® podemos encontrar quatro tipos de prova: KVertical, Skyrace®, Skymarathon® e o Ultra Skymarathon®. Individualmente, cada tipo de prova define o seu Campeão Nacional, título obtido numa única prova. KVertical disputou-se no Curral da Freiras, Skyrace® em Montado do Barreiro e Ultra Skymarathon® em Santana. Todas na Madeira. A Skymarathon® disputou-se em Montejunto e teve como brilhante vencedor e Campeão Nacional, Jérôme Rodrigues.

Em termos coletivos o troféu em disputa em 2018, incluiu um total de 27 provas sendo 10 na Madeira/Açores e as restantes 17 no continente, na zona centro e norte do país. Podemos encontrar os 4 tipos de provas no calendário, o que lhe transmite algum cariz de heterogeneidade.

Calendário do Troféu Nacional de Clubes de 2018

A seleção de provas que pontuam para este Troféu Nacional de Clubes é muito rigorosa, seguindo um conjunto de diretrizes muito claras nos regulamentos da FCMP. São fiscalizadas no terreno por Juízes-Árbitro.

Para obter a “classificação final de cada clube, somar-se-ão os pontos correspondentes até um máximo de quatro melhores representantes de uma mesma associação, isto é, os três melhores atletas masculinos e a melhor representante feminina, presentes na classificação final. Por isso, contará só uma equipa por clube” (regulamento FCMP).

EDV-VIANA TRAIL vence o Troféu Nacional de Clubes Skyrunning® 2018

O primeiro quadrimestre de 2018 serviu para definir a estratégia da equipa para os meses seguintes. A alteração de política desportiva, a adaptação a novos regulamentos e a provas muitas delas desconhecidas para nós, condicionaram o desempenho da equipa e o número de atletas presentes. No entanto, estivemos presentes em Sintra, na Lousã e em Vouzela, onde obtivemos os seguintes resultados:

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Rodrigues – Quando veste o fato de gala é um campeão

Os bons resultados obtidos em Vouzela com três atletas nos 5 primeiros lugares indicaram o caminho a seguir. A presença em Penela foi devidamente preparada e fechado o mês de Abril em beleza. A melhor forma de abrir o mês de Maio foi concentrar os esforços na organização e vitória no Ultra de Cerveira, a nossa prova no campeonato.

 

 

 

 

Armando Costa

Cláudia Calix

 

 

 

 

 

 

Para fechar da melhor forma possível o 1º semestre, concentramos as nossas forças em duas provas. A já consagrada Ultra Skyrunning Madeira (prova integrante do Skyrunner® World Series da ISF – International Skyrunning Federation) e a Serra Amarela Skymarathon® organizada pela Carlos Sá Nature Events.

A deslocação a Santana permitiu confraternizar nos trilhos com alguns dos melhores atletas do panorama mundial. A prova de Ultra Slymarathon® foi vencida por Jonathan Albon mas onde também estiveram presentes os consagrados André Jonsson, Dimitry Mityaev e Pau Capell, nos lugares seguintes. Esta prova permitia encontrar o campeão nacional de Ultra Skymarathon®. Esse feito foi conseguido pelo Ex-atleta da EDV-VIANA TRAIL, Tiago Aires.  Estivemos também presentes na Santana Skyrace®, com um excelente desempenho do nosso veterano Paulo Fonseca.

 

 

 

 

Excelente prova do Campeão Regional de Trail de Viana – Paulo Fonseca

O regresso ao continente e a Ponte a Barca permitiu alcançar mais um relevante 1º lugar por equipas, na dura Serra Amarela Skymarathon®, numa excelente proposta da Carlos Sa Nature Events.

Jérôme R. e Ricardo S. chegaram juntos

!ª Vitória Feminina – Fernanda Verde

 

 

 

 

 

 

 

O 2º semestre de 2018 começou da melhor forma com uma viagem até Cinfães, no distrito de Viseu. Na realidade, o Ultra Trail Douro e Paiva já viu as cores auri-negras subirem ao lugar mais alto do pódio por mais de uma ocasião. Este ano não foi possível vencer o Ultra (apesar do enorme 2º lugar do Telmo Veloso) mas conseguimos o 1º lugar na prova curta – Vitor Cordeiro.

 

 

 

 

Stephane Simões – grande prova

Rui Seixo a espalhar simpatia

 

 

 

 

 

 

O mês de julho ainda permitiu disputar a prova que iria definir o Campeão Nacional de Skymarathon®. Para isso a EDV-VIANA TRAIL deslocou-se a Montejunto, para uma organização do Turres Trail Team.

Jérôme Rodrigues – Campeão Nacional Skymarathon®

A etapa seguinte do Troféu Nacional de Clubes veio a disputar-se no Distrito de Coimbra, com partida e chegada na lindíssima Praia Fluvial de Palheiros e Zorro. A EDV-VIANA TRAIL  deslocou um forte contingente, na tentativa de consolidar a liderança do troféu. Estivemos presentes nas duas provas em disputa.

 

 

 

 

Pedro Caprichoso

Paulo Mesquita

 

 

 

 

 

 

 

A EDV-VIANA TRAIL concluiu a disputa do Troféu Nacional de Clubes no Freita Skymarathon. Para além da prova longa viemos participar pela segunda vez, numa prova K-Vertical. Desta vez conseguimos a vitória que faltava no nosso portfólio. A conquista do Troféu Nacional de Clubes foi conseguida através das mais diversas provas. Vitórias em KVertical, Skyrace®, Skymarathon® e Ultra Skymarathon® e uma enorme regularidade na presença nos pódios ao longo de todo o troféu.

 

 

 

 

Juntos somos mais fortes

juntos somos mais fortes

 

 

 

 

 

 

 

 

ZFPA

Partilha